Que Deus nos ajude a fazermos sempre o melhor em nossa jornada e que consigamos compartilhar com os nossos colegas de profissão,com humildade e simplicidade,o melhor de nossas experiências.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PALAVRAS MÁGICAS


QUANTOS SOMOS ?

UMA DICA PARA USO DIÁRIO DO CARTAZ:

COLE UM PEDAÇO DE CONTACT OU FITA ADESIVA (DUREX) NOS QUADROS ONDE ANOTAMOS A QUANTIDADE DE ALUNOS.

ESCREVA OS NÚMEROS COM CANETA DE RETROPROJETOR E APAGUE.


A FITA ADESIVA PLASTIFICA O MATERIAL E PERMITE O USO CONTINUO. 


CANTINHO DA LEITURA


CARTAZ DE LEITURA


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



SITUAÇÕES PROBLEMA
        
JOÃO TEM 16 TAMPINHAS AZUIS E PEDRO, 15 VERDES. QUANTAS TAMPINHAS TÊM OS DOIS JUNTOS ?












   
JOÃO PEGOU 18 TAMPINHAS VERMELHAS NA CAIXA E PEDRO, 14 TAMPINHAS BRANCAS. QUANTAS TAMPINHAS OS DOIS PEGARAM DA CAIXA?

ADIVINHAS_TRABALHANDO COM ADIVINHAS

O trabalho com diferentes textos na alfabetização nos permite brincar e aprender muito. E as adivinhas são textos divertidos que despertam interesses nos alunos.

Sugestão de atividades:

- O aluno leva uma adivinha em um envelope para casa. Com ajuda da família a criança busca a resposta.

- No dia seguinte, o aluno traz o envelope e compartilha sua adivinha com a classe.

- Em sala, trabalhamos a escrita de adivinhas, suas características e sua função.

- O aluno pode trazer sugestões de adivinhas e brincar com a turma.

- Compartilhar o trabalho com os demais alunos da escola: fazemos um cartaz com adivinhas e deixamos no pátio (varal da leitura).


 

O QUE É, O QUE É,
TEM COROA E NÃO É REI,
TEM ESCAMAS E NÃO É PEIXE?


R: _________________________________

                                                                       1

 

O QUE É UMA CASINHA BRANCA SEM PORTA E JANELA E DONA CLARA MORA NELA?

R:_________________________

    
                                                                      2

 

O QUE É QUE SOBE E DESCE,  MAS NÃO SAI DO LUGAR?

R:_________________________

                                                                        3

 

O QUE É, O QUE É,
TEM CINTURA FINA, PERNA ALONGADA, TOCA CORNETA E LEVA BOFETADA?

R:_________________________

                                                                        4

 

O QUE É QUE  ANDA COM OS PÉS NA CABEÇA?

R:_________________________

                                                5

 

O QUE É, O QUE É QUE QUANDO ESTÁ EM PÉ ESTÁ DEITADO E QUANDO ESTÁ DEITADO ESTÁ EM PÉ?

R:_________________________

6

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CRACHÁ MENINO MALUQUINHO


Mensagens para Pais e/ou Responsavéis



Volta às aulas: Dinâmicas


DINÂMICAS
*Grande Abraço

Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.

Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.


*Brincadeira das bexigas 

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. 

Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno e peça a eles que cada um encha a sua.

Quando todos já tiverem enchido, explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.

No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.

Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. 

É hora então de você conduzir para a ideia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.


*Quem sou eu - dinâmica para primeiro dia de aula

Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga:


- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com você é Beltrano e é uma bola, eu sou ....

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles.